Você pode perguntar: quais as razões para registrar a marca de seu negócio? Registrar marca é importante por vários motivos. A começar pela finalidade do signo, que é permitir ao fornecedor identificar rapidamente o seu produto ou serviço. O uso da marca permite ao detentor da mesma transmitir, mediante a identificação da procedência, uma série informações relevantes ao consumidor. Em fração de segundos (quanto mais tempo de uso tem a marca, mais rapidamente ela transmitirá ao leitor os atributos do serviço ou produto que são associados). Registrar marca é atividade que valoriza o negócio. Porque as qualidades e características de cada produto ou serviço se associam à sua marca. Assim, esse fenômeno associativo permite ao cliente efetuar uma opção ou decisão em poucos segundos, porque se ele buscar mais qualidade em detrimento de preço baixo, com a marca ele terá condições de saber qual produto ou serviço irá buscar. Isso equivale a dizer que a marca é, na prática, um vendedor silencioso, que comunica ao consumidor seus atributos. Uma marca pode dizer ao consumidor que determinado produto tem qualidade, é confiável, moderno, e com preço razoável.

 

Outro motivo reside no fato singelo, mas importante, de IDENTIFICAR ou DISTINGUIR o seu produto, no universo da concorrência. Com a identificação do seu produto ou serviço através da marca, você consegue evitar que o consumidor confunda sua empresa com outras empresas concorrentes. E essa identificação perante o cliente é medularmente importante no comércio, por uma série de motivos, que podem ser agrupados em dois grandes fundamentos.

 

O primeiro, o de (1) evita que sua marca seja associada, por confusão com marcas de terceiros similares, com características negativas (baixa qualidade, entrega lenta, poucos pontos de venda, etc…). Assim, aqui você tem uma das razões para registrar a marca de seu negócio.

 

E o segundo, (2) evita que seu cliente compre por acidente outros produtos, julgando ser o seu.

Sendo mais específico, quanto ao primeiro tema, supra, não é preciso ser profundamente inteligente para saber que permitir que outras marcas de negócios mal conduzidos sejam confundidas com a sua marca, é algo nocivo ao seu negócio. O seu funil de venda irá esvaziar, o faturamento irá cair.

 

Não há sentido em afinar a sua “máquina de fazer dinheiro” em diversos pontos, e fechar os olhos para a associação negativa de sua marca. Quando se fala de marca, no fundo se fala de linguagem de imagem. A percepção visual geralmente é o primeiro atributo que direciona o cliente para tomar a decisão de investir em você. Pelo olhos você percebe o mundo. E neste está a sua marca. Se existem outras marcas de concorrentes ditos ruins e a marca deles é muito parecida com a sua, acredite, você já está sendo lesado. E não vai nem saber em que medida. Pois como irá saber quantos clientes deixaram de visitar você, achando que o seu negócio era o mesmo de seu concorrente ruim?

 

Assim, você deve ter o registro de sua marca. Porque ao providenciar o que é necessário, terá que pensar na busca. Ao pensar na busca, feita por um profissional, você se dará conta da realidade. Realidade da sua marca, de saber se ela é fraca ou forte. A propósito, sobre marcas forte e fracas, leia nosso artigo sobre tal tema em https://www.marcasepatente.com.br/o-que-e-uma-marca-forte/.

 

Se a sua marca usa palavras evocativas demasiado, ou muito que descrevam demais o seu segmento de atuação, as coisas vão mal. E devem ser mudadas. O segundo exame é na internet. Faça uma busca com a sua marca e veja o que você encontra. Pode ser que encontre muitas empresas identificando-se com tais palavras de sua marca. Isso será a prova de que a sua marca é fraca. Se possível, mude sua marca. Faça uma migração marcária. E use a imaginação – e ajuda de um profissional  – para criar uma marca efetivamente criativa e inovadora. Fuja das evocações e descrições excessivas.

 

Entretanto, há mais. A propósito, se você ler nossos outros artigos, você concluirá que as colidências ou litígios entre marcas em grande parte dos casos ocorre ENTRE MARCAS NÃO SERVILMENTE OU ORTOGRAFICAMENTE IGUAIS, mas meramente similares. Exemplo: imagine a disputa entre a marca HESSO e ESSO (ortograficamente diferentes).

 

Pois bem, então, como não é possível esgotar todas as possibilidades de similaridades no campo da BUSCA, você corre o risco de ser notificado. A notificação virá de algum proprietário de marca similar à sua. E qual a melhor defesa do que já ter um registro de marca, que autorize você a usá-la? Portanto, enquanto a marca estiver vigente, as chances de você escapar de pagar indenização  diminuem bastante.Você administra riscos.

A respeito de  similaridade de marcas em juízo, veja em https://scon.stj.jus.br/SCON/decisoes/toc.jsp?livre=COLID%CANCIA+DE+MARCAS+E+MARCAS+PARECIDAS&b=DTXT&thesaurus=JURIDICO&p=true.

Lembramos aqui como é importante e complexa uma busca. Por conseguinte, você deve sempre procurar um profissional para conduzir a busca e o registro – geralmente procedimentos vendidos de forma conjunta.

Sobre a busca, veja em outro artigo nosso, em https://www.marcasepatente.com.br/e-possivel-ao-interessado-registrar-a-propria-marca-perante-o-inpi-sem-ter-que-contratar-um-profissional/  Nesse artigo demonstramos o quão pouco inteligente é o interessado evitar contratar um profissional, apenas para fazer essa pequena economia do faça você mesmo.