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Porque o negócio precisa da marca registrada? Essa é a primeira reflexão que convidamos você a fazer.
Este artigo é o TERCEIRO artigo da ´SERIE´ denominada “REGISTRE SUA MARCA E AUMENTE O SEU FATURAMENTO”, que visam demonstrar a você algo que nem sempre é perceptível para os empreendedores: a importância da marca registrada como ferramenta para aumentar seu faturamento.
E trazer resultados a você. Acreditamos que se você estabelecer e seguir uma determinada rotina de cuidados e, mais importante, ser REGULAR com esta rotina e a constante vigilância dos detalhes dela, você terá condições de crescer e ver como um registro de marca é uma PEÇA FUNDAMENTAL no seu negócio.
As coisas podem demorar algum tempo para acontecer. Mas se o certo estiver sendo feito, os resultados surgirão.

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Em cada artigo você terá acesso e elementos concretos e práticos visando a trilha diária, semanal e mensal, das coisas necessárias para organizar seu negócio no entorno da marca e permitir que o seu negócio funcione como um ORGANISMO ou MÁQUINA, que atua de forma sistêmica.
Em cada artigo você terá acesso a parte de tais informações.
Nos dois anteriores você viu que os perigos e não registrar a marca. E, viu também, que sem marca registrada, não há marketing digital (que aumenta as vendas e o faturamento – se quiser ler aqueles dois artigos, visite nosso blog – links ao final).
No presente artigo, você verá uma visão que permitirá enxergar:
- Porque a marca é tão importante.
- Os elementos básicos e de organização mínima de um negócio.
- Comentários sobre o mercado e os valores práticos por você em suas vendas.
Enjoy!
PORQUE O NEGÓCIO PRECISA DA MARCA REGISTRADA
Registre sua marca e aumente o seu faturamento de forma eficiente. O seu negócio somente vai funcionar se for tratado de forma profissional. Não há segredo algum nisso. Parece que estamos falando do óbvio. Mas aqui merece ser falado o evidente, pelo básico motivo que estatisticamente o óbvio é o primeiro a ser negligenciado pelas pessoas.
O motivo disso reside no defensivo hábito do cérebro descartar automaticamente situações ditas óbvias, quando as questões são complexas, de forma a aliviar o número de itens a ser pensado e considerado. Já parou para pensar sobre isso?
A lógica acima lembrada é incomodamente real. Então, muito cuidado com ela.
E a primeira coisa a fazer para não ser mais uma vítima do básico, é justamente tomar os cuidados básicos, listando os itens (FAÇA UM CHEK LIST na área de trabalho de seu computador – use uma pasta básica para isso):
– Assegure-se que você tenha marca registrada
– Assegure-se que você tenha um negócio regularmente constituído
– Assegure-se que seu negócio esteja vendendo ou tracionando. Depois trabalhe para melhorar isso.
– Assegure-se que seu negócio seja visto como profissional, confiável e eficiente.
– Assegure-se que seu negócio seja necessário.
– Assegure-se que seus preços sejam no mínimo compatíveis com o mercado.
– Assegure-se que você esteja sendo visto pelos compradores do mercado.
Seguindo Jack, vamos por partes.
MARCA REGISTRADA
Como dito no título deste artigo, registre sua marca e aumente seu faturamento. Porque afirmamos isso? Há vários motivos:
– A marca é o vendedor silencioso. Depois de construído o renome de seu serviço e produto, associadamente à marca registrada, o consumidor encontra seu serviço ou produto mais facilmente. Você já imaginou como seria se as pessoas não tivessem nomes? Como encontrar uma pessoa?
– Faturamentos surgem quando o cliente compra ou contrata. E ele somente compra ou contrata, quando confia em você e em seu negócio.
Essa confiança, que aqui chamamos de confiança do consumidor assenta-se na sensação de estrutura: ele olha para o seu negócio e sente-se seguro, porque vislumbra uma organização, o que é transmitido pela marca registrada e pela identidade visual ou trade dress.
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– Há negócios que são fechados em parcerias, as quais PRESSUPÕEM que você tenha marca registrada. Não ter uma marca registrada na atualidade é quase como não ter um CNPJ… Você passa a sensação de algo informal, sobrevivente e inseguro. Você fecharia uma parceria com um negócio informal e inseguro? Ou sem marca, CNPJ e tudo aquilo que você encontraria facilmente em um negócio de sucesso?
– Uma marca registrada evita confusões com outras empresas. As pessoas não
gostam de se ver envolvidas em confusões entre empresas. O ser humano quer PAZ.
E o dinheiro não gosta de litígios, crises e outros episódios que interrompem a sua recorrência.
– Não há como ser “achado” no mercado sem marca registrada. Porque hoje dia tudo que se faz na vida civil, se faz através da web. E a WEB acha as pessoas – físicas e jurídicas – através de nome, marcas e razões sociais. “Ah! Mas razão social eu tenho!”. Ok. Mas você vai aparecer mais vezes (portanto, mais facilmente visualizável) se trabalhar marketing digital. E isso se faz com marca.

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– Não pense que apenas USAR UM SIGNO OU SINAL não registrado substitui o procedimento de registro. Mais cedo ou mais tarde você vai se deparar com outra empresa com nome similar ao seu e as pessoas vão notar. E vão cobrar você. Só que a propriedade de uma marca somente se adquire com o REGISTRO (art. 129, da lei 9279/96). E talvez, além dos prejuízos sofridos numa situação destas você ainda passe recibo de leviano.
– Se você usar marca sem registro, você pode ser notificado pelo titular de alguma marca SIMILAR à sua e que tenha sido registrada. Neste episódio, além de ter que deixar de usar a marca forçadamente (e com isso arranhar a sua imagem), ainda vai pagar: cinco, dez, trinta mil reais, de honorários, indenizações e etc… Tudo pela falta de investimento de pouco mais dois mil e quinhentos reais, que em geral são parcelados. Péssimo negócio. Isso depõe contra você de várias formas, o que talvez descarte seu negócio aos olhos dos possíveis parceiros e clientes.
Registrar uma marca possui preços acessíveis. Com pouco e indispensável investimento, você resolve este item tão importante. Hoje em dia há parcelamentos em até 24 vezes. Só não possui marca quem não quer.

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Então, parece indiscutível que ter uma marca registrada validamente (no INPI), através de um profissional em marcas, é providência das mais básicas e iniciais do negócio. Se você acreditar nisso de forma medular, poderá ir adiante. E ela, a marca, vai lhe trazer outros expertises, que vão catapultar o seu empreendimento.
NO PRÓXIMO ARTIGO vamos falar de outro item que deve ser visualizado no seu negócio, que praticamente se confunde com o EXAME DE VIABILIDADE do seu negócio: os preços que você pratica.
Confira lá e não perca a sequência!
LINKS INTERNOS:
LINKS EXTERNOS:
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Carlos Ignacio Schmitt Sant´Anna © Blog MONTUP WWW.MarcasePatente.com.br
A sua empresa já está tracionando? – Marcas e Patentes
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