O que é uma marca forte? Esta questão surge cada vez mais. A expressão “forte”, contida na pergunta, não guarda relação somente com o aspecto SEGURANÇA, como pode sugerir uma rápida interpretação do questionamento. Na verdade, estamos tratando de DUAS FACES importantes da marca: SEGURANÇA e FUNCIONALIDADE.
A SEGURANÇA é aqui considerada em face aos riscos diante de terceiros que visem obter enriquecimento indevido ou ilegal usando para tanto a sua marca. Assim para responder a questão de o que é uma marca forte, é preciso focar na função principal de distinguibilidade e também na capacidade de não permitir aproximações lesivas e frutos da concorrência desleal.
A reflexão sobre esse tema atua no campo da PREVENÇÃO, mediante o aspecto de evitar um cenário que possibilite a terceiros mal intencionados colher os frutos do SEU pomar. Nada mais prejudicial, indesejável e detestável.
Nada obstante, ao fundo permanece sempre o interesse maior na propriedade de uma marca e seus atributos. A respeito disso, lei nosso artigo em https://www.marcasepatente.com.br/e-legalmente-obrigatorio-ter-uma-marca-registrada-para-prestar-servicos-ou-vender-produtos/.
A FUNCIONALIDADE é considerada neste ensaio de reflexão (ser forte) sob a ótica de fazer com que a marca obtenha o maior desempenho possível na sua primordial, medular e mais importante missão: distinguir.
A marca possui como principal função distinguir produtos e serviços de um fabricante ou prestador de serviços, de outros fabricantes e outros prestadores de serviços.
Essa distinção significa que a marca deve ter o “poder” ou ser eficiente em permitir que o seu consumidor consiga captar rapidamente quando está diante de seu produto ou serviço, para a sua tomada de decisão (“compro… não compro…” ou “contrato… não contrato”) ou simplesmente para a simples visualização para fins diversos (propaganda, notícias jornalísticas).
Autor: Carlos Ignacio Schmitt Sant´Anna – ©