O marketing vem após o registro da marca. Nunca, jamais esqueça da verdade tão básica que existe nesta frase.

O contrário é forte indicativo de risco econômico, de problemas futuros. E também de problemas de gestão.

Não arrisque sua marca.

 

A verdadeira finalidade da marca…

 

Uma marca, em seu sentido de utilidade econômica, é muito mais que uma expressão criada por você. As pessoas que não mergulharam na reflexão sobre este ativo chamado marca, têm a tendência de reduzir toda a grandiosa utilidade e imprescindível ferramental da marca, a uma mera palavra, a um item de moda que indicaria um “eu também estou engajado”. Sem conseguir a real importância deste signo.

 

Na verdade, ela possui muitas finalidades. Mas no contexto do presente ensaio, pode ser dito que ela funciona como um cofre, um local onde você deposita todos os “poderes mágicos” de venda, adquiridos por trabalho de marketing e operação da empresa. Trabalho duro e custoso, porque não há operação de venda que não envolva significativos sacrifícios.

 

É na marca que você deposita o “ouro” do magnetismo atrativo criado pelo marketing.

 

Cautela básica: o registro prévio. Semeie prudência e colha lucros.

 

 

Por isso, respeite a regra básica de que o marketing vem após o registro da marca.Já que a selva do mercado apresenta muitas situações perigosas, predadores, de diversos tipos. Até mesmo terceiros de boa-fé que já usem anteriormente marca igual ou similar a sua e que podem não concordar que alguém esteja usando marca similar a dele (uma busca detectaria estas marcas de terceiros…).

 

Então, por ser valiosa merece ser resguardada desde o início das atividades da empresa. Haja com cautela. Como você faz, por exemplo, com seu carro: você não trafega com seu carro pelas ruas sem seguro, correto?

 

O secondary meaning pode demandar investimentos… proteja sua marca.

 

Marcas podem ser moldadas por você. As marcas possuem valor porque decorrem de trabalhos contínuos.

 

Você deve considerar que a marca pode ter sua significação moldada e construída. Isso pode ser realizado através de projetos de branding, que são estratégias que refletem na marca e são realizadas para que o consumidor venha a perceber um outro significado, diferente daquele que normalmente é percebido pelo consumidor em geral.

Você inicia os trabalhos – duros e eficientes – de marketing, com capital pessoal e financeiro.

Decisões corretas em marcas exigem p ensar à frente

Foto by https://unsplash.com/
alexander mils

Esse fenômeno transformador, que no Brasil se chama segunda significação, é conhecido no direito norte-americano como secondary meaning. E está ao alcance de suas mãos.

 

Agora imagine o seguinte: você, desde o início de suas atividades resolveu trabalhar duro nas atividades de marketing.

E você pensa em afinar a precisão e escalar suas estratégias de venda, focando no marketing, pela sua evidente importância e em razão dos resultados já comprovados. Contrata pessoal para formar um time de pessoas mergulhando no marketing, dia a dia gerando conteúdos, estabelecendo e cumprindo calendários de postagens. Investindo em conteúdos para o SEO.

 

Reforçando tudo com a compra de tráfego pago no Google, ou realizando parcerias para obter os tão eficientes back links do seu site. Ou ainda, contratando parceiros comerciais para comercializar seus produtos e serviços. Sem falar nos serviços de design, que por regra possuem expressão econômica mais robusta.

 

Seus investimentos começam a dar sinal no aumento das vendas. Sua marca começa a ganhar espaço e holofotes na arena do mercado. Todo o trabalho realizado em meses de árdua – e de investimentos econômicos – jornada, acabam logicamente sendo representados e centralizados na sua marca.

 

Justamente por conta de tais atividades é que inevitavelmente o mercado começa a perceber a sua marca com outra significação, que a torna distintiva ou diferenciada de todas as concorrentes. Você está atingindo e presenciando o fenômeno do secondary meaning, que surge com o investimento consciente, preciso e responsável da empresa.

Seja prudente. Não negligencie cuidados básicos com sua marca. Os riscos no mercado estão mais próximos que você  imagina.

 

Mas, apesar de tudo, você ainda não registrou a sua marca…

 

Ainda que tais boas novas surjam, quase como um espelho ou o outro lado da moeda, o seu inconsciente lhe pergunta: lembra da regra de que o marketing vem após o registro da marca?

 

Pois bem, estes pensamentos incômodos advêm de um fato bem conhecido seu: por algum motivo qualquer, você não registrou a sua marca. Este ato de esquecimento tão simples é verdadeiramente uma contradição com toda a grandiosidade do seu gênio empresarial.

 

Porque o resultado de tal omissão é uma injustificada situação de risco. Todos conhecem os parasitas e piratas que atuam no mercado, atrás de patrimônio alheio e toda sorte de extorsões. O que inclusive contingenciou o INPI em 2020 a celebrar acordo com a a Frente Parlamentar Mista em movimento de Defesa da Propriedade Intelectual e de Combate à Pirataria, perante a Câmara dos Deputados, em Brasília.

 

Desta forma, sair ao mercado sem registro de marca equivale a iniciar trabalhos e contratações, sem construir cuidadosamente o texto do contrato. Neste exemplo do contrato, aqui citado, há uma receita: os experts são claros, no sentido de que você deve “brigar”, até mesmo se desgastar na fase da formação do contrato.

 

Para que, depois, na eventual futura necessidade deste pacto escrito, você possa gozar de uma posição boa de combate, sem ter que pedir favores ou capitular diante de um adversário. Assim reza a cartilha do bom e prudente empresário…

 

Assim ocorre com a marca. O básico é primeiramente fazer a busca, para saber se pode levar adiante o exercício do negócio sob aquele signo. Acaso os resultados indiquem a viabilidade de registro, deve-se protocolar imediatamente pedido de registro no INPI, através de seu procurador de marcas.

 

E somente a partir disso, iniciar ações de marketing de funcionamento da empresa. Ou seja, O marketing vem após o registro da marca…

 

Dessa forma, ainda que situações de falta de dinheiro momentânea, ou estados realmente impeditivos, possam tornar possível compreender os motivos que levam a uma negligência tão intensa, com um ativo tão importante, a conduta de menor atenção à ativos como as marcas deve ser imediatamente pivotada.

 

Não exponha a sua marca ao mercado sem que ela esteja protegida…. Fale conosco sem custos para saber mais, através de (51) 999.1961.95 ou brandormarcas@gmail.com

 

LINKS: