Porque uma startup necessita de marca registrada

Foto de markus-winkler (VCPfdECTUnA-unsplash.com)

 

 

Porque o negócio precisa da marca registrada? Essa é a primeira reflexão que convidamos você a fazer.

 

Este artigo é o TERCEIRO  artigo da ´SERIE´ denominada “REGISTRE SUA MARCA E AUMENTE O SEU FATURAMENTO”, que visam demonstrar a você algo que nem sempre é perceptível para os empreendedores: a importância da marca registrada como ferramenta para aumentar seu faturamento.

 

E trazer resultados a você. Acreditamos que se você estabelecer e seguir uma determinada rotina de cuidados e, mais importante, ser REGULAR com esta rotina e a constante vigilância dos detalhes dela, você terá condições de crescer e ver como um registro de marca é uma PEÇA FUNDAMENTAL no seu negócio.

 

As coisas podem demorar algum tempo para acontecer. Mas se o certo estiver sendo feito, os resultados surgirão.

O seu sucesso depende do sucesso do negócio. E esse do sucesso da marca

foto de hunters-race-MYbhN8KaaEc-unsplash.jpg

Em cada artigo você terá acesso e elementos concretos e práticos visando a trilha diária, semanal e mensal, das coisas necessárias para organizar seu negócio no entorno da marca e permitir que o seu negócio funcione como um ORGANISMO ou MÁQUINA, que atua de forma sistêmica.

 

Em cada artigo você terá acesso a parte de tais informações.

 

Nos dois anteriores você viu que os perigos e não registrar a marca. E, viu também, que sem marca registrada, não há marketing digital (que aumenta as vendas e o faturamento – se quiser ler aqueles dois artigos, visite nosso blog – links ao final).

 

No presente artigo, você verá uma visão que permitirá enxergar:

 

  • Porque a marca é tão importante.
  • Os elementos básicos e de organização mínima de um negócio.
  • Comentários sobre o mercado e os valores práticos por você em suas vendas.

 

Enjoy!

 

 

PORQUE O NEGÓCIO PRECISA DA MARCA REGISTRADA

 

Registre sua marca e aumente o seu faturamento de forma eficiente. O seu negócio somente vai funcionar se for tratado de forma profissional. Não há segredo algum nisso. Parece que estamos falando do óbvio. Mas aqui merece ser falado o evidente, pelo básico motivo que estatisticamente o óbvio é o primeiro a ser negligenciado pelas pessoas.

 

O motivo disso reside no defensivo hábito do cérebro descartar automaticamente situações ditas óbvias, quando as questões são complexas, de forma a aliviar o número de itens a ser pensado e considerado. Já parou para pensar sobre isso?

 

A lógica acima lembrada é incomodamente real. Então, muito cuidado com ela.

 

E a primeira coisa a fazer para não ser mais uma vítima do básico, é justamente tomar os cuidados básicos, listando os itens (FAÇA UM CHEK LIST na área de trabalho de seu computador – use uma pasta básica para isso):

 

– Assegure-se que você tenha marca registrada

– Assegure-se que você tenha um negócio regularmente constituído

– Assegure-se que seu negócio esteja vendendo ou tracionando. Depois trabalhe para melhorar isso.

– Assegure-se que seu negócio seja visto como profissional, confiável e eficiente.

– Assegure-se que seu negócio seja necessário.

– Assegure-se que seus preços sejam no mínimo compatíveis com o mercado.

– Assegure-se que você esteja sendo visto pelos compradores do mercado.

 

Seguindo Jack, vamos por partes.

MARCA REGISTRADA

 

Como dito no título deste artigo, registre sua marca e aumente seu faturamento. Porque afirmamos isso? Há vários motivos:

 

A marca é o vendedor silencioso. Depois de construído o renome de seu serviço e produto, associadamente à marca registrada, o consumidor encontra seu serviço ou produto mais facilmente. Você já imaginou como seria se as pessoas não tivessem nomes? Como encontrar uma pessoa?

 

Faturamentos surgem quando o cliente compra ou contrata. E ele somente compra ou contrata, quando confia em você e em seu negócio.

 

Essa confiança, que aqui chamamos de confiança do consumidor assenta-se na sensação de estrutura: ele olha para o seu negócio e sente-se seguro, porque vislumbra uma organização, o que é transmitido pela marca registrada e pela identidade visual ou trade dress.

 

Dinheiro precisa de marca registrada

Foto de sharon-mccutcheon (-rItGZ4vquWk-unsplash.com)

 

Há negócios que são fechados em parcerias, as quais PRESSUPÕEM que você tenha marca registrada. Não ter uma marca registrada na atualidade é quase como não ter um CNPJ… Você passa a sensação de algo informal, sobrevivente e inseguro. Você fecharia uma parceria com um negócio informal e inseguro? Ou sem marca, CNPJ e tudo aquilo que você encontraria facilmente em um negócio de sucesso?

 

Uma marca registrada evita confusões com outras empresas. As pessoas não

gostam de se ver envolvidas em confusões entre empresas. O ser humano quer PAZ.

 

E o dinheiro não gosta de litígios, crises e outros episódios que interrompem a sua recorrência.

 

Não há como ser “achado” no mercado sem marca registrada. Porque hoje dia tudo que se faz na vida civil, se faz através da web. E a WEB acha as pessoas – físicas e jurídicas – através de nome, marcas e razões sociais. “Ah! Mas razão social eu tenho!”. Ok. Mas você vai aparecer mais vezes (portanto, mais facilmente visualizável) se trabalhar marketing digital. E isso se faz com marca.

 

Visibilidade é fundamental para a marca registrada

foto de
kate-trysh-Dnkr_lmdKi8-unsplash.jpg

 

Não pense que apenas USAR UM SIGNO OU SINAL não registrado substitui o procedimento de registro. Mais cedo ou mais tarde você vai se deparar com outra empresa com nome similar ao seu e as pessoas vão notar. E vão cobrar você. Só que a propriedade de uma marca somente se adquire com o REGISTRO (art. 129, da lei 9279/96). E talvez, além dos prejuízos sofridos numa situação destas você ainda passe recibo de leviano.

 

Se você usar marca sem registro, você pode ser notificado pelo titular de alguma marca SIMILAR à sua e que tenha sido registrada. Neste episódio, além de ter que deixar de usar a marca forçadamente (e com isso arranhar a sua imagem), ainda vai pagar: cinco, dez, trinta mil reais, de honorários, indenizações e etc… Tudo pela falta de investimento de pouco mais dois mil e quinhentos reais, que em geral são parcelados. Péssimo negócio. Isso depõe contra você de várias formas, o que talvez descarte seu negócio aos olhos dos possíveis parceiros e clientes.

 

Registrar uma marca possui preços acessíveis. Com pouco e indispensável investimento, você resolve este item tão importante.  Hoje em dia há parcelamentos em até 24 vezes. Só não possui marca quem não quer.

Sua marca registrada nas redes sociais joga você para os olhos do público

foto de alexander-shatov-71Qk8ODIBko-unsplash.jpg

Então, parece indiscutível que ter uma marca registrada validamente (no INPI), através de um profissional em marcas, é providência das mais básicas e iniciais do negócio. Se você acreditar nisso de forma medular, poderá ir adiante. E ela, a marca, vai lhe trazer outros expertises, que vão catapultar o seu empreendimento.

 

NO PRÓXIMO ARTIGO vamos falar de outro item que deve ser visualizado no seu negócio, que praticamente se confunde com o EXAME DE VIABILIDADE do seu negócio: os preços que você pratica.

 

Confira lá e não perca a sequência!

 

 

 

LINKS INTERNOS:

– O SEGUNDO ARTIGO DA SÉRIE

LINKS EXTERNOS:

INPI

USPTO

 

 

Carlos Ignacio Schmitt Sant´Anna ©   Blog MONTUP WWW.MarcasePatente.com.br